Publisher: Harmonia Geral promove seminário ~ Imperadores do Samba

11/08/2017

Arquivado como: ,

Harmonia Geral promove seminário

Compartilhar

Um dos diretores da Harmonia Geral do Salgueiro é destaque de seminário da Imperadores do Samba

Por Carolina Rogrigues

A HGI (Harmonia Geral da Imperadores) promove um seminário neste sábado (11), a partir das 13h, com a presença de integrantes da escola, convidados e a participação especial de Lourenço Lúcio diretor de Harmonia da Acadêmicos do Salgueiro, Mestre de Cerimônia do Primeiro casal e presidente da SORDHESERJ (Sociedade Recreativa dos Diretores das Harmonias das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

De acordo com Júnior Gonçalves, um dos diretores da HG da Imperadores, o evento será em busca de qualificar o trabalho. “Esse será o primeiro de alguns seminários técnicos que faremos até o carnaval 2018. A HG é importante em todos os aspectos pois é responsável tanto pela parte técnica na apresentação dos shows, ela é quem comanda a evolução da escola no desfile e da logística para qualquer evento referente a escola de samba, seja na sua quadra ou em visitas a outras entidades.

Nesse seminário será tratado especificamente o quesito evolução e a importância do trabalho de uma HG, desde a escolha do enredo, passando pela escolha do samba, montagem do organograma de desfile, a correria do dia do desfile, o dia a dia das harmonias no barracão. Tudo que envolve o trabalho de uma harmonia do pré carnaval a saída da última pessoa do barracão no dia do desfile.

Convidamos os amigos da HG da Academia de Samba da Cohab Santa Rita de Guaíba, que já são nossos parceiros de longa data, nossa direção e departamento de carnaval da escola e uma pessoa que conhecemos nessa caminhada que vai dar aquele toque de qualidade e experiência no nosso debate que é o senhor Lourenço de Souza, diretor de Harmonia do Salgueiro.

O Lourenço além de ser um amigo já antigo da escola, veio através de um convite do nosso diretor de carnaval, Érico Leoti, fez a ele no seminário da SORDHESERJ (Sociedade Recreativa dos Diretores das Harmonias das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) no Rio em outubro passado. Na hora ele aceitou e ficou muito feliz por estar e fazer parte de nosso novo conceito de aperfeiçoamento técnico da nossa equipe.

Estamos implantando o mesmo modelo de HG que é usado nas grandes escolas do país, acreditamos que uma harmonia organizada, disciplinada e atenta a tudo que acontece dentro e fora da escola tem uma chance maior de alcançar o objetivo maior que é suas notas 10”, destacou.

Éder de Barros, que também coordena a harmonia do mar vermelho e branco, fez questão de destacar que o objetivo principal do evento “é que possamos beber da experiência de Lourenço a fim de nos ajudar no desenvolvimento do nosso trabalho na Imperadores. Estamos em busca de aprendizado e conhecimento para qualificar o nosso trabalho.”


Direto do Salgueiro

Lourenço Lúcio além de integrar o elenco da harmonia geral do Salgueiro é o presidente da SORDHESERJ (Sociedade Recreativa dos Diretores das Harmonias das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

Em entrevista para o marketing da Imperadores, ele fez questão de agradecer o convite e revelou um pouco de sua história. “Moro na comunidade do Salgueiro desde muito pequeno. Integrei vários segmentos pela escola e por coirmãs. Como diretor de harmonia, a responsorialidade é grande. O trabalho de uma harmonia geral dentro de uma escola deve-se ter sempre uma reunião de distribuição de tarefas e organização. Uma boa harmonia chega cedo na quadra, e no desfile mais ainda. Ela recebe os pavilhões, destaques, alas e integrantes, isso é importante. A harmonia deve ter noção de afinação, instrumentos musicais, ajudar os componentes e distribuir alegria e simpatia. Não conheço o carnaval de Porto Alegre mas será um prazer trocar informações do nosso carnaval com o gaúcho. O samba é a alma do povo. É a fonte onde cada um deve beber desta sabedoria.”



0 comentários:

Postar um comentário

Clipe do Tema 2018