Publisher: Consciência Negra no Quilombo Imperador: reflexão, união e celebração ~ Imperadores do Samba

11/23/2018

Arquivado como: , ,

Consciência Negra no Quilombo Imperador: reflexão, união e celebração

Compartilhar
Essa semana foi muito importante para a comunidade negra, tendo como mote a comemoração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A Imperadores deu o pontapé inicial nas comemorações da data, sediando, no último sábado, 17, o evento Dia da Consciência Negra no Quilombo Imperador. A iniciativa, capitaneada por Luana Costa e Fernanda Aguilhera, trouxe para a escola o real significado de contribuição social que uma agremiação carnavalesca, de raiz essencialmente negra, pode oferecer à comunidade.

Ao longo do dia, inúmeras atividades foram realizadas, contando com a participação de voluntários de diversas áreas, que somaram suas ações ao projeto. Oficinas de bonecas, automaquiagem e turbantes, feira afro, com produtos criados por artesãos e empreendedores negros. Teve também maquiagem, orientação jurídica gratuita e diversas apresentações artísticas.

Pontos altos do evento, as rodas de conversa proporcionaram ao público conhecer e refletir um pouco mais sobre a realidade da população negra sobre diversos aspectos, como saúde, religião, comportamento e mercado de trabalho. Organizadoras da Marcha do Orgulho Crespo estiveram presentes e contribuíram com seus apontamentos sobre a importância de valorizar a identidade que os negros carregam, sobretudo as mulheres negras. Para a direção da escola, o evento serviu para mostrar a força da comunidade negra e a importância de resistir contra a opressão social.

O evento encerrou com a apresentação de Bambas da Orgia e também da anfitrã, Imperadores, além dos projetos carnavalescos e estandartes convidados. A promessa é que em 2019 uma nova edição do Quilombo Imperador reúna ainda mais colaboradores, afim de exaltar a cultura, a resistência e a existência negra.

0 comentários:

Postar um comentário