Publisher: Vem aí... O Livro dos Imperadores ~ Imperadores do Samba

10/21/2019

Arquivado como: , ,

Vem aí... O Livro dos Imperadores

Compartilhar
O ano de 2019 segue sendo de comemorações para o Mar Vermelho e Branco. Para imortalizar as seis décadas de história da Escola do Povo, no próximo dia 13 de novembro, a partir das 18h, acontece o lançamento oficial do livro "Imperador, eu teria tanta coisa pra dizer...". A obra, de autoria de Éder de Barros, Helena Cattani e Vinicius Brito, será apresentada ao público durante a Feira do Livro de Porto Alegre.



Para falar um pouco mais sobre este novo feito na trajetória dos Imperadores, conversamos com Éder de Barros, que além de ser autor do livro é também um dos temistas da escola para o carnaval 2020.

Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre o Imperador?

Recebi o link sobre o livro do Império Serrano e achei que a Imperadores também merecia uma obra, em virtude dos seus 60. Então decidi de um dia para o outro montar o projeto antes mesmo de sequer comprar o livro do Império.

Contar 60 anos de uma escola de samba tão reconhecida como o Imperador requer bastante trabalho de pesquisa, coleta de informações... Como os três autores organizaram este trabalho?

Foram mais de 50 entrevistados, mais de 60h de áudio coletados mais de 30 endereços visitados. Esse trabalho foi em sua grande parte realizado por mim. A parte de pesquisa  em museus e bibliitecas foi feita pela Helena e a revisão geral feita pelo Vinícius. Cada um de nós ficou responsável por escrever um capítulo por década da história, totalizando 18 histórias.

Tem alguma história que você acredita que vai mexer mais com o coração vermelho e branco?

Nossa! Impossível escolher só uma, pois tenho certeza que cada história vai mexer de forma diferente com cada leitor, pois cada um vai se identificar com o momento, seja por ter vivenciado, seja por ser o principal envolvido. Eu particularmente chorei muito escrevendo sobre o Brinco, sobre o Betinho, sobre  a luta pela permanência na quadra da Érico! A história do Medina é demais! A história do Imperador na França é pitoresca! O lado mistico da escola é lindo! O primeiro tricampeonato (67,68,69), então! Nem se fala o quão emocionante é! Moitará e a verdadeira saga para se trazer o Índio! Impossível te eleger uma só.

Acredita que o livro da escola é uma porta para novas produções literárias com temática carnavalesca aqui no Sul? 

Assim eu espero! Já é hora de o nosso público experimentar outras vertentes que não seja tão somente a falada (seja através dos griots, seja através do samba enredo) cada escola de samba da nossa cidade merece sua obra literária para ver salvo boa parte de sua história.


Capa oficial do livro dos 60 anos dos Imperadores do Samba.


0 comentários:

Postar um comentário