Publisher: Quilombo Imperador, a escola de samba em consciência negra ~ Imperadores do Samba

11/19/2019

Arquivado como: , ,

Quilombo Imperador, a escola de samba em consciência negra

Compartilhar
O carnaval das escolas de samba carrega em sua raiz o sangue negro. Sendo a escola de samba fruto de uma criação tão marcante na identidade do país, cabe a ela também a missão de preservar sua essência, não apenas enquanto ferramenta cultural, mas sim, instrumento de socialização e identidade.



Esta conscientização vem sendo trabalhada nos últimos anos com afinco dentro da Imperadores do Samba. Seja através do seu carnaval ou simplesmente com seus eventos em quadra, o discurso de valorização do protagonismo negro tem sido latente na escola.

Roda de conversa trouxe assuntos importantes para comunidade negra.

Pelo segundo ano consecutivo, o Quilombo Imperador celebra a Consciência Negra dentro da escola de samba. Aliado às questões atuais do combate ao racismo e na busca da valorização da participação negra na sociedade, o projeto reúne diversas iniciativas que mostram o protagonismo da população afro-brasileira na cultura, na educação, no empreendedorismo, na área judiciária, na saúde. As atividades aconteceram ao longo da tarde do último sábado, 16, reunindo milhares de pessoas na quadra da escola.

Éder de Barros, Luana Costa, presidente Érico Leoti e Fernanda Aguilhera.

Com idealização e organização de Fernanda Aguilhera e Luana Costa, o Quilombo Imperador proporcionou espaço para que empreendedores negros expusessem seus produtos, divulgassem marcas e trabalhos, desfile de moda, apresentações artísticas de grupos ligados à cultura afro, além de rodas de conversa com os temas "Educação e o ensino  história e da cultura afro brasileira", "Saúde da população negra" e "Racismo x Injúria Racial". Para coroar a atividade, houve ainda a entrega do Troféu Luiza Bairros, que agraciou notórios ativistas das causas raciais, como Onir Araújo (movimento negro pelas causas quilombolas), Fernanda Bairros (nutricionista, professora da saúde coletiva da UFRGS), Edilson Nabarro (ações afirmativas da UFRGS), Karen Morais dos Santos (vereadora de Porto Alegre) e Vitória Marques (Associação das Mulheres Unidas pela Esperança - AMUE).

Equipe do Jornal do Almoço (RBS TV) esteve presente no evento.

O grupo Show da vermelho e branco encerrou a festa, colocando o público para sambar. Mais uma vez, os Imperadores do Samba mostram que a escola de samba não é apenas um espaço de lazer. Ela é também um importante meio de reafirmação identitária e de fortalecimento social. Os demais registros do evento (fotos, vídeos) estarão disponíveis nas redes sociais da escola em breve. 

0 comentários:

Postar um comentário